terça-feira, 24 de novembro de 2009

Passagem de nível em homenagem ao Engº José Portella Nunes

Por iniciativa do vereador Adeli Sell, o Engº José Portella Nunes será homenageado hoje, dia 24 de novembro, às 16 horas, com o descerramento de placa que dá seu nome à passagem de nível de transposição da Av. Teresópolis, na Terceira Perimetral.

Engenheiro Civil de minas e metalurgia, José Portella Nunes é referência expressiva na história da engenharia brasileira, por sua criatividade e pioneirismo nas soluções adotadas nos projetos e obras executadas. Nascido no Rio de Janeiro, em 1924, Portella veio para o Rio Grande do Sul em 1954, onde fundou a Construtora Sultepa e, 42 anos depois, a Pedrasul Construtora, a Sulcatarinense, a Sulmat Materiais de Construção e a Contesa Ltda. Também preocupado com as questões sociais, mantinha a creche Maria Dolabela Portella, que atende mais de 80 crianças de 0 a 6 anos. Foi também um grande aliado ao Projeto Pescar, de qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e cidadania para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para Portella, o importante era ajudar o Estado a desenvolver a sua infraestrutura, que ele considerava um dos principais fatores de indução ao desenvolvimento. Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu, dentre outros títulos, o de Cidadão Soledadenense em 1970, Honra ao Mérito Universitário em 1978, Protetor do Verde Público em 1985 e Gaúcho Honorário em 1989.

Jose Portella Nunes faleceu, em 2005, aos 80 anos de idade. Foi um homem do bem e da paz, da solidariedade e companheirismo com seus parceiros de trabalho, por isso, em sua lembrança, consta na placa a ser descerrada: “Homem que sabia que era preciso ensinar, ajudar e jamais excluir”.

Nenhum comentário: