quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O CENTRO HISTÓRICO COMO COMPROMISSO DO FUTURO

O Centro Histórico como compromisso do futuro

Cacildo Antonio Vivian
Em comemoração ao primeiro ano de aprovação da Lei municipal que denominou oficialmente o centro da capital como “Centro Histórico”, aconteceu na semana passada um Festival que oferecerá atividades culturais e artísticas à população da cidade até o dia 29 deste mês. O objetivo é incentivar as pessoas a irem ao local e, mais do que isso, promover uma mudança de postura para que a população e visitantes adotem a área como referência para atividades culturais, sociais e políticas.
A Rede de Amigos do Centro Histórico (AMICH), presidida pela produtora cultural Rita Chang, responsável, também, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre, vem mobilizando a comunidade para recuperar a área e preparar a cidade para a chegada da Copa do Mundo de 2014. A idéia é transformar o bairro em um polo de turismo, gastronomia, cultura e negócios como apoio de todas as organizações sensíveis a importância daquela área.
O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre - SINDPOA tem feito um trabalho importante (e intenso) no sentido de reforçar todas as iniciativas que possibilitem a revitalização da área central de Porto Alegre, como a recuperação dos prédios históricos e a transformação do Cais Mauá numa área turística e de aproveitamento pelos portoalegrenses.
Desta forma, está totalmente engajado nesta iniciativa que envolve a AMICH, o COMPAHC e outras entidades. Nesta semana, por exemplo, os bares e restaurantes da região estão oferecendo pratos especiais em homenagem ao Centro Histórico, como forma de divulgar a idéia. Uma iniciativa simples, mas cheia de entusiasmo e, com certeza, de grande valia para a disseminação da nova forma de chamar o centro da capital.
Portanto, convido a todos os companheiros da categoria a se engajarem nesta idéia que tem como objetivo consolidar essa área onde se concentra 82% do patrimônio tombado da cidade. Tenho certeza de que todos sairão ganhando muito com essa nova denominação do centro. E que não fique restrita apenas a essa semana, mas que viva para sempre, mostrando que neste caso o antigo, diferente do velho, é apoio para o moderno, ou seja, para o futuro da nossa cidade.
Cacildo Antonio Vivian
Presidente do SINDPOA
Envie seu comentário: presidencia@sindpoa.org.br

Nenhum comentário: