quarta-feira, 30 de setembro de 2009

IMPOSTOS

Monitor Mercantil Digital / 30.09.09
Vídeo game e PlayStation são os campeões de tributação: 72,18%

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os jogos de vídeo game e PlayStation são os produtos que mais sofrem incidência de tributação. Do valor total dos jogos de vídeo game e do PlayStation, 72,18% é destinado apenas ao pagamento de tributos, do MP3 ou iPOD 49,45% vai para os cofres públicos, e do computador que custa acima de R$ 3 mil, 33,62% é de impostos.

Segundo o diretor técnico do IBPT, João Eloi Olenike, o fato de os eletrônicos sofrerem maior incidência de tributação é por serem considerados supérfluos. "Pelo princípio da Seletividade, o legislador deve destinar alíquotas mais altas para os produtos mais desnecessários à população e alíquotas menores aos mais necessários e essenciais, como exemplo os produtos da cesta básica. O Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI é o mais alto cobrado nesses produtos, responsável por 50% da tributação total".

O tênis importado, patins e a bola de futebol também estão entre os maiores alvos do Leão, onde os tributos são responsáveis por 58,59%, 52,78% e 46,49%, respectivamente, de seu valor final.

Nenhum comentário: