domingo, 2 de agosto de 2009

ESCOLA DO LEGISLATIVO

Escola Julieta Battistioli qualificou 1.181 pessoas no 1º semestre.
Cerca de 600 horas de treinamento com 1.181 participantes distribuídos em 32 eventos. Estes números comprovam a efetividade no trabalho realizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, no primeiro semestre de 2009. De acordo com a diretora da instituição, Giovana Rigo, a expectativa “atendeu os objetivos de qualificar os servidores e abrir o Legislativo à comunidade”. As ações da Escola vão desde cursos básicos de informática até seminários com temas mais específicos, como a reforma política.
Giovana ressalta, ainda, que a função da Escola do Legislativo também passa em “aproximar o cidadão de temas importantes à cidade, que abrem espaços permanentes para incentivar o exercício da cidadania”, disse a diretora da Escola. Para ela, este estimulo às pessoas traz, também, a discussão de “temas polêmicos” debatidos nos seminários e palestras.
Entre as ações de qualificação estão os cursos de informática em parceria com a Companhia de Processamentos de Dados de Porto Alegre (Procempa). Com aulas nos três turnos em um novo laboratório de informática inaugurado neste semestre (Telecentro Paulo Freire), os servidores da Casa receberam o treinamento de cursos de programas como o Word, Excel, Power Point e Internet. No terceiro turno, foram disponibilizadas vagas abertas à comunidade. Outro tipo de curso mais abrangentes foram os relativos à língua portuguesa, reforma ortográfica e gestão de pessoas. Em média, cada servidor da Câmara foi treinado por 16 horas.
Focadas em atividades legislativas para o público interno, a Escola do Legislativo destaca cursos como “Legislativo, as políticas públicas e a organização municipal”; Direito urbano e ambiental (com temas relacionados ao Plano Diretor) e técnicas legislativas, que envolveram novos vereadores que assumiram mandatos na Câmara e as assessorias.

Comunicações Temáticas
Com a alteração do regimento interno da Câmara em março deste ano, as sessões ordinárias das quintas-feiras trouxeram um novo período de discussões: as Comunicações Temáticas. Neles, os vereadores recebem convidados especialistas em temas de importância para a Capital. Outra vez, a Escola Julieta Battistioli também marcou presença, como por exemplo, a apresentação do Atlas de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Porto Alegre, em parceria com o Observatório Porto Alegre.
Tema recorrente na vida das famílias brasileiras, as causas e efeitos do crack foram discutidos também. Médicos e dirigentes de entidades que militam na área estiveram no Plenário Otávio Rocha e falaram da dura realidade desta droga no cotidiano das cidades. A crise mundial foi outro assunto abordado nas sessões.

Ciclo de Debates – Reforma Política
Dividido em cinco noites, de 22 de junho a 6 de julho, o Ciclo de Debates – Reforma Política, Governabilidade e Controle, reuniu 366 participantes. Entre os palestrantes, nomes como o do desembargador Alfredo Englert, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que abordou o financiamento de campanha; deputados federais Ibsen Pinheiro e Vieira da Cunha, que falaram sobre lista aberta x lista fechada entre outros. Professores universitários, secretários, cientistas políticos e diretores de ONGs também falaram ao público.

Confira as matérias produzidas pela Assessoria de Imprensa da Câmara em cada tema do Ciclo de Debates:

22/6 – Financiamento de Campanha
Financiamento público não elimina corrupção, diz Abramo
Debatedores concordam que financiamento público é inviável

25/6 – Lista Aberta x Lista Fechada
Voto em lista fechada divide opiniões

29/6 – Sistemas de Governo
Reforma política é uma proposta para o futuro, dizem palestrantes

02/7 – Sistemas Eleitorais
Cláusula de barreira foi tema no Ciclo de Debates

06/7 – Pacto Federativo e representação no Senado
Especialistas defendem novo pacto federativo sem extinguir Senado

Projetos da Escola para o 2º semestre
A diretora da escola Giovana Rigo adianta que para o segundo semestre já há eventos agendados. Entre eles, três seminários que tratarão sobre a “Terceirização no Serviço Público”, que ocorrerão em agosto, nos dias 12, 18 e 27. Para setembro, em um sábado ainda a ser definido, ocorrerá um seminário sobre violência escolar, com envolvimento de redes de ensino do todo o Estado.
Os cursos de informática e outros de capacitação continuarão de forma permanente na Casa. Já está marcado, por exemplo, quatro cursos com o objetivo de proporcionar ações de educação e desenvolvimento profissional aos estagiários da Câmara Municipal. Em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/RS), o cronograma agenda um tema para cada mês, de agosto a novembro, divididos em duas turmas. O telefone da Escola do Legislativo Julieta Battistioli é o 3220-4374, e o e-mail para mais informações é o escola@camarapoa.rs.gov.br .

(Do site da Câmara Municipal, texto de Leonardo Oliveira - reg. prof. 12552)

Nenhum comentário: