quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CAOS NO POSTO SANTA MARTA

Eu sou morador do bairro Floresta e só posso (segundo o meu endereço) ter atendimento no posto de Saúde Santa Marta. Mas o Posto Santa Marta está com um péssimo atendimento. Além de atender uma grande quantidade de bairros, também atende pessoas do interior. Acaba não tendo atendimento para tamanha demanda. Semana passada dia 29 fui no posto pegar uma ficha para Clinico Geral (cheguei no posto as 6h da manhã, fiquei esperando 1h na rua, no frio), as 7h colocam as pessoas para dentro e depois de 45min é que o segurança pede de volta as fichas das pessoas pois não tem mais atendimento para clinico geral. Eu cheguei as 6h da manhã e isso já é muito cedo e mesmo assim não consegui atendimento (eu e muitas pessoas que estavam lá). E isso não foi a primeira vez.

Hoje dia 03/08, novamente fui no posto, decidi ir mais cedo para garantir atendimento visto 6h da manhã não ter conseguido atendimento. Fiquei na fila das 5:45 da manhã pegando chuva junto com muitas outras pessoas, inclusive pessoas com a tal da gripe. Depois nos colocam as 7h para dentro do posto (todo mundo molhado) as janelas fechadas, o posto lotado... fui para um outro corredor vazio para respirar melhor, ler uns cartazes de informação, e o segurança de forma muito grosseira me tirou de lá...Como pode um posto de saúde antender assim? Proibir cidadão de ler cartazes informativos, e deixar todo mundo aglomerado numa época de epidemia. O lugar é insalubre. Sem falar que hoje novamente não teve atendimento para clinico geral, quem quizesse que marcasse para daqui a 2 semanas (até lá como fica minha saúde? tomo aspirina e espero morrer?). O agendamento antecipado foi a maior burrice que inventaram, pois se antes você perdia um dia de trabalho, agora se perde 2 dias. Sem falar que não é atendido no dia em que precisa ser atendido.

Aulas e eventos estão sendo cancelados devido a gripe. E no lugar que deveria ter maior preocupação com essa epidemia (posto de saúde) é o lugar sem condições nenhuma (pessoas molhadas e aglomeradas, janelas fechadas, pessoas com a gripe A junto). Sem falar na falta de médicos para atender, e no péssimo atendimento dado pelos funcionários que ali estão. Tratam as pessoas de forma grosseira e estupida como se tivessem fazendo um favor.

O SUS não é um beneficio para o cidadão, é um direito. Pago imposto e não admito ser tratado como fui hoje e como estão tratando as pessoas faz tempo. Afinal para que está servindo a PNH? Cadê a Humanização do SUS? Ou será que essa Humanização só está servindo para fazer eventos com coffe-break para os profissionais, gestores e teóricos do SUS, que aliás não usam desse sistema? É preciso escutar o cidadão que usa desse sistema, pois só quem usa pode dizer onde está falhando. E eu como usuário digo: Está faltando atendimento e respeito. Poucos médicos e pouca educação de quem faz o Acolhimento.

Acredito que é preciso abrir mais postos de saúde. Principalmente um na região do bairro Floresta, pois só nesse bairro já possui muita demanda. É preciso contratar mais médicos e tirar os médicos que estão pois não estão valorizando o trabalho. Onde já se viu tirar férias no meio do ano? e numa época de epidemia? Eu sei que para abrir posto de saúde não é assim tão fácil. Mas é preciso começar a ter uma luta nesse sentido.


Vou aguardar uma resposta.

Daniel Franskoviak

Um comentário:

André Melo disse...

Reclamação que registrei no site da prefeitura:

Boa noite,
Venho através deste canal, dar uma explicação e também expor um desabafo referente a um evento ocorrido hoje, sexta-fera dia 02 de outubro de 2009 no "Centro de Saúde Santa Marta".
Antes, para melhor compreensão, gostaria de expor alguns fatos da minha vida: Sou diabético tipo 1, ou seja, sou dependente de insulina a quase 14 anos. Para cuidar da minha saúde além de outros remédios utilizo dois tipos de insulina, insulina NPH e insulina Regular. Por se tratar de um tratamento continuo e custoso, procuro participar do programa de saúde do SUS conforme LEI N 11.347, de 27 setembro de 2006.
Bem, conforme orientações que recebo dos postos de saúde do município, retiro mensalmente a insulina NPH e as tiras para controle glicêmico no posto de saúde próximo da minha residência. E a insulina regular no "Centro de Saúde Santa Marta".
Nesta data, solicite para meu pai retirar a insulina regular no posto de saúde. Peço para ele, pois, trabalho durante o horário de funcionamento do posto e é de conhecimento de todos o tempo despendido e as grandes filas do mesmo para retirada dos medicamentos. Esse recebimento de medicamento ocorre uma vez ao mês, teoricamente deveria receber o suficiente para meu tratamento durante o período até a próxima retirada. Digo teoricamente, pois, sempre recebo menos do que prescrito no receituário. Adquirindo (leia comprando) o medicamento faltante em farmácias.
Bem o que me leva a escreve esses parágrafos foi a situação que ocorreu com meu pai nesta data, um homem com quase 70 anos, aposentado. Ao chegar em casa me deparo com sua expressão triste e ao relatar o ocorrido, percebo que sua tristeza vinha de um sentimento de incapacidade.
Ao solicitar insulina com o receituário, foi informado de que não poderia retirar outro frasco, pois, faltariam 16 dias para completar os 30 dias. Ao explicar que o frasco já havia terminado e a necessidade de outro, pois havia recebido somente um frasco anteriormente. Foi orientado de que o receituário estaria errado, e que um frasco de insulina seria suficiente para pelo menos 2 meses. Após meu pai insistir, explicar, diria que implorar, o atendente liberou um frasco, porém advertindo que só poderia retirar outro após dois meses (dezembro 2009).
Abaixo transcrevo fielmente o que consta no receituário ESCRITO LEGIVELMENTE PELA MÉDICA:
INSULINA REGULAR CONFORME HGT (2fr.)
HGT ENTRE 70 – 90 – 2U SC
HGT ENTRE 80 – 120 – 4U SC
HGT ENTRE 120 – 180 – 6U SC
...
RECEITA P/ 6 MESES
DATA 17/07/09

Acredito que a pessoa que o atendeu, cometeu um equivoco ao não ler o receituário e principalmente ao não conhecer tal tratamento.
Meu intuito neste texto não é punir ou julgar, mas sim, expor situações do cotidiano que muitos presenciam ou passam. Somos todos contribuintes e como tal, queremos não DIREITOS, mas principalmente um atendimento digno e humano.

Bem quanto ao meu receituário, esta marcado com um carimbo de um “Farmacêutico”, com as seguintes anotações: “ 02/10 Em caráter excepcional (Próx. Retirada: dezembro)”
Com isso acredito não ter outra alternativa, a não ser, voltar em dezembro e “mendigar” um frasco de insulina, apesar da receita prescrever dois!
Digo “mendigar”, pois infelizmente esse é o sentimento da grande maioria que passa todos os meses por essa situação!