quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bônus Moradia é alternativa para obras da Copa

Reunião preparatória do Fórum Legislativo da Copa 2014
Na foto: Sebastião Melo, Adeli Sell, João Carlos Nedel e Paulo Odone
Foto: Tonico Alvares
O vereador Adeli Sell (PT) propõe que a Lei que institui o “Bônus Moradia”, criada pelo Executivo para atender ao caso específico de famílias do bairro Cavalhada, seja ampliada para toda a cidade. Adeli integra o Fórum de Legislativos Municipais da Região Metropolitana, que tem por objetivo debater as questões relativas à Copa de 2014.
Adeli explica que, para agilizar o deslocamento viário, serão feitas obras estruturantes que atingirão importantes regiões da cidade. Devido a isto, várias vilas deverão ser retiradas, dentre estas, áreas da Grande Cruzeiro e da vila Pinto. A prioridade é que sejam construídas novas residências na mesma região, permitindo que as famílias atingidas não sofram com o afastamento de seus pontos referenciais, como trabalho e escola.
Mas, quando isto não for possível, deve ser oferecida a alternativa do Bônus Moradia, permitindo aos moradores removidos compulsoriamente adquirir moradia no local de sua preferência. O valor do Bônus Moradia deve ser definido tendo por base o valor do custo médio de construção de uma unidade habitacional e deverá ser utilizado para aquisição de imóvel residencial no município de Porto Alegre.
Para Adeli “a moradia decente é um direito fundamental, que deve ser respeitado, pois a residência familiar dá base a uma vida com dignidade”. A Copa de 2014, considera o vereador, é o momento oportuno para implementar procedimentos que ultrapassem o evento esportivo, e sirvam para tornar a cidade mais humanizada, respeitando o Programa Integrado Sócio Ambiental

Nenhum comentário: