sábado, 11 de julho de 2009

PIRATARIA, CONTRABANDO E SONEGAÇÃO

Fui convidado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS - para falar sobre o tema da pirataria, das tais de feiras modelos dia 10 de julho em Bento Gonçalves.
O que eu penso e falo sobre o tema, meus leitores já sabem. Logo, quero relatar aqui a patética fala do representante da SeFAz-RS, ou seja, da receita pública de nosso estado, segundo palavras textuais de comerciantes ao final do encontro. Confessou o fracasso e falência da fiscalização, como provocado pelo mediador Lasier Martins, nada disse como nada....
Isto que eu tinha fustigado a receita do RS, mostrando que NADA faz contra a sonegação.
Mas outros comerciantes também me relataram que no Vale do Sapateiro se por acaso alguém for apanhado com amostras de sapatos e não tiver nota descritiva de todos eles como AMOSTRA levam uma multa fenomenal. Não que não devam ter a nota, pelo contrário, devem ter. Mas o que faz a Fazenda contra a farra das Feiras Itinerantes, um dos pontos de nosso debate de ontem? NADA.
Custava a SeFaz mandar uma carta a todos os prefeitos, exigindo que informem as tais de feiras e mandar uma volante?
Ou como me disse uma pessoa que encontrei hoje em Farroupilha que fazia compra num destes shoppings de fábrica: "metade deles não dá nota nunca, outra metada pede se você quer nota". Bem, não pude conferir, porque não fiz compras, mas sei que a verdade anda bem próximo a isto mesmo.
O Rio Grande do Sul é o estado da sonegação e da falcatrua fiscal.
A SeFaz entre governo sai governo, NADA FAZ.

Nenhum comentário: