quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Unimed Porto Alegre pede apoio à redução de ISS

Unimed Porto Alegre pede apoio à redução de ISS
Representantes da Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico Ltda – Unimed Porto Alegre visitaram, nesta terça-feira (21/1) à tarde, o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Adeli Sell (PT), para reivindicar a redução da cobrança do ISS paga pela entidade. De acordo com o presidente da Unimed, Márcio Pizzato, a legislação atual onera a Cooperativa e seus cooperados. “Estamos com sérias dificuldades em negociar com a prefeitura a diminuição do valor cobrado. Queremos a ajuda dos vereadores para intermediar a questão”, pediu.

Segundo Pizzato, o justo seria cobrar o imposto sobre a margem obtida entre a receita de ato cooperado auxiliar e os custos pagos a hospitais e serviços credenciados, e não sobre a receita bruta dos atos auxiliares. “O serviço prestado pela Cooperativa é apenas de administração do plano de saúde. Não há o tributo sobre a base na receita de serviços médicos ou hospitalares”, reiterou. O objetivo da Unimed é permanecer com o pagamento mensal do tributo no valor de R$ 250 mil. Hoje, o valor cobrado é de R$ 850 mil.

Ao garantir apoio, o presidente Adeli propôs que a Câmara Municipal elabore um documento apresentando dados sobre experiências de diferentes cooperativas do Brasil que conseguiram solucionar o problema em suas cidades. “Iremos distribuir para cada vereador e debater o assunto em plenário. O Legislativo tem plenas condições de atuar sobre a área tributária e achar alternativas viáveis para a questão”, considerou. Os vereadores Dr. Raul (PMDB) e Valter Nagelstein (PMDB) também estiveram presentes.

Sobre a Unimed

O sistema Unimed nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967. Hoje é composto por 377 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 15 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo país. Os clientes Unimed contam com mais de 106 mil médicos, 3.596 hospitais credenciados.

A Unimed Rio Grande do Sul tem 13 mil cooperados, 31 cooperativas, 496 municípios cobertos, 1,6 milhão de beneficiários. Em Porto Alegre, a Unimed reúne 5.800 médicos especialistas, 445 mil clientes e 376 pontos de atendimento e gera 822 empregos diretos.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Nenhum comentário: