quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

TURISMO EM PORTO ALEGRE

CONTRIBUIÇÃO DO IGOR FREIBERGER
Em dezembro Porto Alegre sediou a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez. Foi o primeiro torneio enxadrístico no Brasil a contar com transmissão ao vivo via internet. E o primeiro no mundo a ser realizado em uma sinagoga.

Redigi uma matéria para ser publicada no principal site de notícias do xadrez mundial. Naturalmente, quis revelar um pouco de Porto Alegre – afinal, era a oportunidade de divulgar algo de nossa cidade. Na busca de imagens interessantes, fiz o óbvio: fui à galeria da Prefeitura. Mas lá só havia imagens de obras, autoridades assinando documentos, reuniões e algumas festividades.

Fotografias do pôr-do-sol? Nenhuma. Redenção? Escassas e ruins. Ipanema? Monumento aos Açorianos? Mercado Público? Centro Administrativo? É mais fácil obter boas fotos de Marte. Não oferecem sequer um mapa situando a cidade no RS ou no Brasil.

Escrevi para a Prefeitura e a Secretaria de Turismo explicando a dificuldade e reclamando a respeito. Como era de se esperar, nada responderam. Felizmente, consegui ótimas fotografias cedidas pela Porto Imagem, um site com acervo impressionante.

É essa a Prefeitura que pretende sediar jogos da Copa do Mundo? Por que não disponibilizam um kit promocional em meio eletrônico, próprio para esse tipo de reportagem e também para agências de turismo e organizadores de eventos? Temos de importar experiências de Curitiba para fazer coisas simples e efetivas em favor da cidade?

Igor Freiberger

Campeonato Brasileiro de Xadrez:
http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=5123

Banco de Images da Prefeitura:
http://bancodeimagens.procempa.com.br/

Porto Imagem:
http://www.portoimagem.com/

Nenhum comentário: