sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

SANIDADE ANIMAL

22/01/2009
Foto: Camila Domingues

Vieira (e) explicou a importância da vacinação dos animais na zona rural


Presidência
Sindicato expõe preocupação com sanidade animal
Na tarde desta quinta-feira (22/1), representantes do Sindicato Rural de Porto Alegre apresentaram à presidência da Casa, projeto que prevê a implementação de programa de manejo sanitário aos animais domésticos de Porto Alegre. O objetivo é combater doenças que atacam animais na zona sul e norte da cidade e incrementar a qualidade da produção de leite e carne no município.

De acordo com o presidente da entidade, Cleber Quadros Vieira, Porto Alegre já registrou inúmeros casos de tuberculose, botulismo e leptospirose em suínos e bovinos pela falta de cuidado de seus produtores. “Queremos promover uma vacinação em massa, visitando cada fazenda e cada chácara da cidade. É preciso colocar a importância de um cuidado especial com os animais”, explicou.

Afim de evitar uma endemia, Vieira defendeu que a Câmara Municipal se envolva na construção da proposta. “Queremos apoio para financiar este projeto que pode tornar Porto Alegre em modelo para o Brasil inteiro”, afirmou. A primeira etapa do programa consiste em realizar um censo para quantificar e caracterizar as propriedades pecuárias e o número de bovinos e outras espécies de animais por propriedade. Na segunda etapa, será estabelecido calendário de vacinação nas regiões produtivas, bem como programas ecológicos dirigidos à preservação do meio ambiente.

Para o presidente em exercício da Casa, vereador Adeli Sell (PT), é importante que o programa se materialize com a formação de um grupo de trabalho entre órgãos que tratem da questão. “Precisamos convidar representações da Universidade Federal, da Fepagro, da Emater e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento para darmos início à concretização desta proposta tão essencial para a qualidade de vida da população", registrou. Como encaminhamento, ficou acertado que a direção do Sindicato Rural ocupará espaço da Tribuna Popular da Casa em fevereiro para expor aos vereadores mais detalhes sobre o programa. O vereador Ervino Besson (PDT) também esteve presente na reunião.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Nenhum comentário: